saindo de LA em direcção a norte, junto a San Luis Obispo, em Morro Bay, encontra-se a estrada nº 1, que vai passar em Carmel Valley e em Carmel-by-the-sea.
Morro Bay é uma vila piscatória, muito bonita, com uma baía e um promontório à frente que faz de separação com o Oceano. esse promontório é chamado de Morro.
a vila tem imensa vida selvagem. na baía nadam alegremente lontras, leões marinhos. há imensas gaivotas que ficam junto a nós sem fugirem. pelicanos que não se aproximam assim tanto. e nas rochas dos pontões há bué esquilos. fica-se um bocado parada e eles começam a sair das rochas. um festival de bicharada, portanto.
começando a subir, numa zona da qual não me recordo o nome agora, mas pouco mais à frente, há uma praia que tem uma enorme comunidade de leões marinhos. entre abril e agosto, salvo erro, ocorre a época da mudança de pele. então, era vê-los esparramados na praia a apanharem sol e a atirarem com a areia ou algas para cima do corpo, por causa do calor. alguns já tinham mudado a pele e eram completamente claros, parecendo albinos. estive a meia dúzia de metros deles a tirar fotos. e ver um animal daqueles, um macho que pesa em média 2.500 kgs, a sair da água para se estender na praia é lindo. fica-se cansada só de fazer força mental para ajudar.
a estrada nº 1 que vai até San Francisco, para onde irei amanhã e até ao meu regresso que vai ser mais cedo do que inicialmente previsto, é feita maioritariamente junto ao mar. com paisagens deslumbrantes, porque mar do lado esquerdo e olha-se para a direita e há montanhas muito perto.
para terminar, até para mim que vim de áfrica e estou familiarizada com grandes dimensões… esqueçam lá isso. isto é brutal!
(entretanto, nesta semana que já passou, cresci e consolidei mais coisas que em muito anos da minha vida! e não, não tem que ver com o país. é o sofrimento que nos dá uma estaleca fdp! aprende-se a relativizar tudo, que maravilha! )
8 comentários
Comments feed for this article
Quarta-feira, 25 Agosto, 2010 às 00:08
righpa
😉 invejinha da boa 😉
Quarta-feira, 25 Agosto, 2010 às 08:20
menina Alice
Ler-te assim cheia de mundo logo pela manhã foi assim… refrescante! Estou ansiosa por ouvir isso tudo de viva voz.
Quarta-feira, 25 Agosto, 2010 às 08:21
pp
belos voos borboleta 🙂
Quarta-feira, 25 Agosto, 2010 às 09:49
cristina
ola amiguita
que bom encontrar-te por esse mundo fora :)) faz uns bons albuns virtuais para a malta ver e invejar 🙂
o sofrimento faz-nos preparar para os embates, mas o que nos dá estaleca é precisamente caminhar noutras dimensões. (se tudo se continuasse a passar no nosso cantinho não sentirias o mesmo. e fala alguem que esteve em reclusão e que agora se dispos a abrir ao mundo. aí sim, depois da outra disciplina da universidade da vida, é que começamos a relativizar tudo)
Quarta-feira, 25 Agosto, 2010 às 11:21
sem-se-ver
minha querida, sim, enorme, já me disseram. deve ser muito bonito.
qt a mim, o sofrimento dá para engrandecer as coisas, e nao para as relativizar. e estou a 3 diad os meus 51, pelo que, como vês, em ponto de rebuçado é que não estou mesmo!! : D
mas folgo tanto, mas tanto, por tu seres essa força da natureza…
continuação de boa viagem e um óptimo regresso. beijos
Quarta-feira, 25 Agosto, 2010 às 16:19
kianda
Inveja … não sei se é da boa ou não … é inveja 🙂
E engraçado, a primeira vez que fui aos EUA, visitei NY, fui de carro até Washington DC e voei até Miami e achei exactamente isso, que a dimensão e o espaço eram brutais !!!
Gostei de ler que tás a crescer 😉
Quinta-feira, 26 Agosto, 2010 às 13:21
K
Isto de a dor nos ajudar a crescer, ou nos obrigar a crescer, tem muito que se lhe diga. Eu, por exemplo, sinto-me, a cada dia que passa, mais pequenina…, enfim, mas não é de mim que se trata agora, por isso vê lá se cresces o que achas que te faz falta mas não abuses que ser pequenino também é preciso e se abusas ainda pagas excesso de peso (ou terás que comprara dois lugares de avião:)?
Beijos saudosos das fotos que adivinho e de ti, claro. Adoro a tua escrita!!!!!
Sexta-feira, 27 Agosto, 2010 às 08:35
C
…inveja