há fases tramadas na vida de uma pessoa. fases em que não nos sentimos bem, em que nos falta a alegria para encetar novos rumos, em que o corpo nos mostra umas formas que não pedimos. nada disto é original. muita gente já passou por isso, muito mais gente irá passar. mas nem essa idéia torna menos pesada a sensação que se tem, quando se atravessa esses momentos. e há um tempo para eles serem vividos, de forma doentia é certo, mas temos de levar com eles até sentirmos que a pena que temos de nós próprios é ridícula. mas, depois, há que ter um bocadinho de bom senso e perceber que o desconforto que se sente tem de terminar. e procurar ajuda. é uma questão de inteligência, procurar ajuda externa para o que não conseguimos resolver sózinhos.
eu tenho o maior respeito pelo sofrimento de terceiros – sejam eles próximos, conhecidos ou distantes. e também tenho respeito pelo meu. sempre que estive em sofrimento, físico ou psicológico, procurei ajuda. já fiz terapia, já fui operada.
não consigo, por isso, ter muita paciência para quem está no buraco, tem neurónios suficientes para perceber o que se passa e qual a saída para isso, e continua a gostar de ali andar a chafurdar. por muito que goste de alguém, não consigo ter condescendência com isso.
pensarão que só quero ao meu lado quem esteja de bem com a vida? e pensarão correctamente. dúvidas, angústias, tristezas, todos nós temos e sentimos. e a única forma de elas serem minimamente suportáveis, para o próprio e para terceiros, é encararem-se de forma construtiva. é, portanto, a única forma que eu tenho de as suportar em mim e nos outros.
se com isto, puser em causa o que as pessoas pensam sobre a minha amizade… temos pena!

3 comentários
Comments feed for this article
Quarta-feira, 24 Março, 2010 às 16:15
nina
“há que ter um bocadinho de bom senso e perceber que o desconforto que se sente tem de terminar. e procurar ajuda.”
And that’s why I’m doing it. Again.
Quarta-feira, 31 Março, 2010 às 14:47
kianda
🙂
Quinta-feira, 8 Abril, 2010 às 00:49
pp
agora veio-me algo a memoria…
e se tentassem outros medicamentos lol
beijos